quarta-feira, 30 de julho de 2014

SãoSebastião2014-RÁDIO COMUNITÁRIA SALOMÉ REALIZA O SEU 4º MINISSEMINÁRIO RADIOFÔNICO NESSE SÁBADO

Para debater questões relacionadas ao Plebiscito Popular pela Reforma do Sistema Político,  nesse sábado – 2 de agosto – a sua rádio comunitária Salomé FM, 105,9 MHz, realiza mais um importante e esclarecedor Minisseminário Radiofônico: 
Horário: 10:00 horas
>Por uma Constituinte Exclusiva e Soberana
>Palestrante: Professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Presidente da Tevê Comunitária de Maceió (TVCom)
E você pode participar e dar a sua opinião pelo telefone 9985-1377 ou pessoalmente nos estúdios da emissora.
Não esqueça!
Assinado: Rádio Comunitária Salomé FM, 105,9 MHz

sábado, 26 de julho de 2014

Foccopa2014-SobamXII-4ªComunicação-FNDE-INFORMOU O VALOR DO REPASSE PARA ARAPIRACA. POR QUE A ADMINISTRAÇÃO NÃO FAZ A DIVULGAÇÃO DOS VALORES?



O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) informou quanto repassou para o município de Arapiraca, até junho de 2014.

São dinheiros de diversos programas educacionais que têm como objetivo melhorar o sistema de ensino municipal.

O estranho é que, quase sempre, os valores são omitidos nas entrevistas à imprensa e as próprias lideranças dos diversos segmentos sociais também não divulgam. Quando falam, praticamente só citam o dinheiro da alimentação escolar e do Fundeb.

Dentre os programas e valores estão os abaixo, praticamente desconhecidos da população, dentre outros.
PDDE-Normal
142.842,79
Construção de creches
1.391.956,72
Transferência PBA-TD
264.000,00
PDDE-Ensino Integral
1.260.551,15
Ação Articulada – TD
745.061,54
Salário Educação
1.143.958,15
Projovem Urbano
378.318,60
Atleta na escola
127.500,00
Transporte escolar
208.775,04
Quadra poliesportivas
73.556,74
Esgotamento sanitário
119.000,00

Você pode cobrar as informações da diretoria da sua associação, sindicato, partido, igreja, ongue, oscip etc. e, assim, não será enganado ou ficar desinformado.

Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Contatos: Imeio: fcopal@bol.com.br – Bloque: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim e Mateus Henrique
Fonte: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Data: 19-07-2014

Arapiraca2014-CANGANDÚ REALIZARÁ AMANHÃ A 22ª EDIÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE ORÇAMENTO E BALANÇOS MUNICIPAIS

Este Foccopa, em parceria com a Associação Comunitária do Povoado Cangandú, além de outras entidades, realizará amanhã, domingo, a 22ª edição do Sobam (Seminário sobre Orçamento e Balanço Municipais). A atividade acontece a partir das 08:30 horas e irá até às 16:00 horas.

A ideia do Sobam naquele localidade surgiu após forte manifestação da população, que melhorias na alimentação escolar, a troca de lâmpadas queimadas, melhorias no serviço de saúde local, bem como melhorias nas estradas vicinais que dão acesso ao referido povoado e à região.

Em respostas as reivindicações, a Prefeitura alegou a falta de dinheiro para atender as exigências não só da comunidade do Cangandú, mas também de outros povoados daquela região. Todavia, nunca apresentou à população a prestação de contas e mesmo informou a real quantidade de dinheiro que o Município de Arapiraca recebe. 

Quando a própria prefeita Célia Rocha ou integrantes das secretarias municipais se manifestação, sempre alegam a redução do FPM, mas não citam os valores dos mesmos períodos de 2013 e de 2014, para comparação pela população. Também omitem a existência e os valores de todos os demais dinheiros que o próprio município produz ou que receber, mediante repasse do Estado e da União.

SãoSebastião2014-PLEBISCITO MUNICIPAL DEVERÁ SER REALIZADO PARA A POPULAÇÃO DECIDIR SOBRE A MUDANÇA DO DIA DA FEIRA

A informação foi passada a este Foccopa por integrantes da Ongue de Olho em São Sebastião e do Partido dos Trabalhadores daquele Município da região Agreste e que compõe a ainda e desconhecida Região Metropolitana do Agreste, criada por intermédio da Lei Complementar Estadual nº27, de 1º de dezembro de 2009, sendo formada por 20 municípios daquela região.
O plebiscito servirá para toda a população manifestar-se sobre a mudança do dia da feira, que há a mais de 54 anos, sem foi realizada nos dias de domingo. 
A Ongue e o PT, bem a Associação das Pessoas com Deficiência, defendem a realização do plebiscito, evitando que somente os 13 vereadores e o prefeito decidam sobre a mudança. 
Abaixo, você lerá matéria produzida pela Ongue e veiculada na rádio comunitária Salomé, além de distribuída à população:
SãoSebastião2014-Feira-PLEBISCITO MUNICIPAL DEVE OUVIR A POPULAÇÃO SOBRE A MUDANÇA DO DIA DA FEIRA

Esse é um debate antigo e que de tempos em tempos ressurge e causa sempre muitos comentários, em razão de haver divergência entre as pessoas sobre a mudança do dia da feira. Oficialmente, esse debate foi incluído no mundo político-eleitoral são-sebastiãoense em 2000, quando o Partido dos Trabalhadores apresentou candidatura ao cargo de prefeito.

Naquela oportunidade, há 14 anos, no seu Programa de Governo, o PT prometia realizar um plebiscito municipal para que toda a população pudesse escolher se concordava ou não com a mudança do dia da feira.

Naquela época foi elaborada a pergunta que deveria ser respondida pela população, que foi a seguinte:

“VOCÊ É A FAVOR DA MUDANÇA DO DIA DA FEIRA PARA SÁBADO?”

Toda vez que o tema é retomado, o PT continua a defender a realização do plebiscito municipal para que a população decida se quer a mudança do dia da feira e para qual dia.

No entender do PT e de outras entidades, bem de diversas pessoas,  isso não deve ser uma decisão apenas do prefeito e dos 13 vereadores.

Esta Ongue entrou no debate e defende que o plebiscito seja realizado, mas a pergunta formulada em dois mil seja alterada para:

VOCÊ É A FAVOR DA MUDANÇA DO DIA DA FEIRA?: SIM! _____ - NÃO!_____

Quem votar “NÃO!”, deseja a continuação do domingo como dia da feira e não precisará responder a 2ª pergunta.

Quem votar “SIM!”, responderá a segunda pergunta sobre em qual dia a feira deve ser:  2ª____, 3ª____, 4ª____, 5ª____, 6ª____ ou sábado____

Claro que a administração e a Câmara Municipal resistirão à realização do plebiscito municipal, pois não querem que a população se manifeste e decida, como sempre ocorre.

Todavia, se não realizado oficialmente, esta Ongue pretende realizar um Plebiscito Municipal Popular para que a população decida sobre a mudança.

Esse Plebiscito Municipal Popular será realizado no período de 1 a 7 de setembro de 2014, durante a Semana da Pátria, coincidindo com as atividades e com a votação do Plebiscito Popular sobre a reforma do sistema político brasileiro, que está em construção e debate por diversas entidades.

Produção: Ongue de Olho em São Sebastião
Contatos – Imeio: ongdeolhoss@bol.com.br -  Blogue: onguedeolho.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim e Paulo Henrique
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional
Data: 15-07-2014

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Foccopa2014-SobamXII-3ªComunicação-CANGANDÚ FAZ REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA A REALIZAÇÃO DO SOBAM NAQUELE POVOADO

Na noite de ontem, 18-07-2014, Paulo Bomfim, Manoel Avelino e Mateus Bomfim estiveram em reunião com a Diretoria da Associação do povoado Cangandú, dando continuidade às atividades anteriormente desenvolvidas na parceria entre este Foccopa e a Associação naquele povoado arapiraquense (http://fcopal.blogspot.com.br/2014/07/foccopa2014-sobam-integrantes-do.html).
A reunião desenvolveu atividades preparatórias para a 22ª  edição do Sobam, que acontece em 27-07-2014, a partir das 08:30 horas. O Presidente, Josivaldo, diversos diretores e diretoras, e outros associados, estiveram presentes e debateram a necessidade do Sobam ali acontecer.
Foram mostrados valores que são repassados pelos governos Nacional e Estadual ao Município de Arapiraca. Verificou-se, ainda, quanto foi a arrecadação própria e de que ela advém. Todos e todas observaram que os dinheiros têm montantes bastante altos e que, quando somados, resultam em quase um bilhão de reais, em anos anteriores.
Além dos repasses da União e do Estado, existem arrecadações de diversos tributos municipais: impostos, taxas e contribuições, que são cobrados da população, muitas vezes sem que a mesma saiba qual o tributo e o respectivo valor, em razão da cobrança indireta. Existem também dinheiros de outras fontes de arrecadação, em virtude de outras atividades da administração.
“Infelizmente, afora o FPM - mesmo sem especificar sequer o seu valor - tudo é omitido durante nas entrevistas que a Prefeita ou mesmo integrantes daquela gestão dão à Imprensa”, disse Paulo Bomfim.
O Governo Nacional remeteu para Arapiraca, até junho de 2014, R$1.685.420,00, para a compra merenda escolar, para diversas modalidade escolares. Leia como o montante foi composto e distribuído:

PROGRAMA NACIONAL
DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE
(OU
MERENDA)
ENSINO FUNDAMENTAL
1.040.130,00
ENSINO
INFANTIL
CRECHE
145.400,00
PRÉ-ESCOLAR
184.500,00
ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
95.610,00
MAIS EDUCAÇÃO - FUNDAMENTAL
142.680,00
AUXÍLIO À AVALIÇÃO EDUCACIONAL (AAE)
12.900,00
QUILOMBOLA
64.200,00

“Por que, então a merenda é de péssima qualidade e ainda falta, como vocês denunciaram na rádio Pajuçara?”, perguntou Bomfim. A população naturalmente não tinha a resposta. Mas sabe que essa política pública piorou, a partir do momento em que a sua compra foi concentrada na Prefeitura e não mais por cada escola.
“É para não mostrar os montantes e cada valor que vocês acabaram de lê que sempre escondem ou silenciam sobre a prestação de contas”, finalizou Ivete Medeiros, da Coordenação do Fórum.
Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Contatos: Imeio: fcopal@bol.com.br – Bloque: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim e Mateus Henrique
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Data: 08-07-2014

quinta-feira, 17 de julho de 2014

AVC HEMORRÁGICO MATA ADVOGADO

Faleceu no fim dessa tarde o advogado Adalberon Carlos Souza. Ele tinha 54 anos de idade, era casado, e sofreu um acidente cardiovascular cerebral (AVC) hemorrágico na última quinta-feira, à noite, e desde então estava internado na unidade de tratamento intensivo da Unidade de Emergência (UE) Dr. Daniel Houly, em Arapiraca.
 
O AVC aconteceu quando Adalberon participava das atividades de organização e de mobilização do plebiscito popular pela reforma do sistema político-eleitoral brasileiro, que acontecerá no período de 1 a 7 de setembro, próximo, conhecido como a Semana da Pátria.

As referidas atividades aconteciam no Auditório e na Sala dos Conselhos da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), quando, por volta das 22:00 horas, ele passou mau e caiu na calçada daquela Universidade, sendo rapidamente cercado por alunos e professores que participavam das mencionadas atividades ou das aulas.
Ele foi imediatamente atendido e socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que constatou o AVC e o conduziu para o atendimento de urgência no Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, também conhecido por Hospital Regional de Arapiraca, onde recebeu muito rápido atendimento.
Como havia se machucado na face, em virtude da forte queda, e sangrava bastante foi removido para o atendimento de emergência na UE, onde também recebeu pronto e imediato atendimento, sendo "entubado", coma induzida, e submetido à ressonância magnética e à tumografia computadorizada, quando foi então comprovado o AVC hemorrágico.
Segundo Paulo Bomfim, da Coordenação do Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas, que também participava do reunião e acompanhou todas as atividades de socorro, "os atendimentos foram os melhores possíveis, tanto no Samu, como no Regional e na UE". Tanto que "alunos e professores comentaram bastante sobre a boa qualidade dos atendimentos de todos os profissionais, arrematou o Coordenador.
Manoel Avelino Silva, Presidente da Associação do Bairro São José, em São Sebastião, que também participava do evento, disse que já tinha ouvido falar muito sobre derrame cerebral, mas nunca tinha visto algo "tão rápido e fulminante".  
O corpo do advogado olho-daguense será velado em sua residência, situada na rua Sete de Setembro, 511, centro, em Olho d'Água das Flores e o sepultamento será no cemitério local, nessa quinta-feira.

Produção: Foccopa (Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas)
Data: 16-07-2014 (quarta-feira)

domingo, 13 de julho de 2014

IgrejaNova2014-CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE DENUNCIA À PROMOTORIA DE JUSTIÇA O CAOS NOS SERVIÇOS MUNICIPAIS DE SAÚDE

do Município de Igreja Nova, segundo informações divulgadas pela rádio comunitária Triunfo FM e pelo saite Atiliano.com.br. Os referidos instrumentos de comunicação e informação atuam naquele Município da região do Baixo São Francisco.
O caos ali instalado nos serviços municipais de saúde decorre da péssima gestão municipal e da histórica falta de planejamento das ações municipais, bem como da total ausência de transparência administrativa e legislativa, conforme relatado por uma das pessoas residente no povoado Jenipapo daquele Município.
Abaixo, você pode ler a matéria divulgada no mencionado saite:

CONSELHODA SAÚDE DENUNCIA O SOFRIMENTO DA POPULAÇÃO DE IGREJA NOVA AO MINISTÉRIO PÚBLICO LOCAL
Data: 
13/07/14 - 09:36 AM
 
 
A falta de médicos, exames, remédios e prestações de contas, foram algumas da causas que levaram o Colegiado a protocolar a denuncia na Justiça local, e encaminhar cópia a Justiça Federal, já que a maior parte dos recursos da saúde são oriundos da União
   
Na última quinta-feira (10), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Igreja Nova, cidade localizada no Baixo São Francisco Alagoano, distante 163 quilômetros da capital alagoana Maceió, através do Ofício nº 24/CMS/IN/2014, formalizou denúncia em desfavor da Prefeitura, devido as Dificuldades enfrentadas pela população da Terrinha, no âmbito da Saúde Pública local.

No documento, o CMS esclarece ao representante do Ministério Público Dr. Paulo Roberto de Melo Alves Filho, que apesar das diversas solicitações e recomendações encaminhadas a gestão, com intuito de minimizar o sofrimento dos igrejanovense, não houve atendimento da administração, o que não deixou outra opção a não ser buscar ajuda da justiça.

Entre as diversas irregularidades apontadas pelo Colegiado, estão a não apresentação dos balancetes financeiros dos últimos 15 meses (um ano e três meses); Falta de medicação de controle especial para usuários da saúde mental; Falta de manutenção nos veículos destinados a saúde; Problemas na estrutura e falta de insumos, até material de limpeza nas Unidades de Pronto Atendimento; Falta de remédios na Farmácia Básica; Atividades da gestão atual, interferindo negativamente, dificultando o recebimento de recursos federais destinados aos programas; Não cumprimento de prazos para apresentação dos instrumentos de planejamento (perda de recursos do NASF); Falta de apoio, dificultanto o funcionamento do CMS (falta de local adequado com ar condicionado, computador, impressora, internet, etc.; Atraso no pagamento dos procedimentos do sistema de regulação do SUS como: Cirurgias; Consultas e exames especiais, entre outras).

Diante das irregularidades gravíssimas detectadas pelo CMS, e o sofrimento do povo pobre do Município de Igreja Nova, que a cada dia vem aumentando, o Colegiado protocolou denuncia no Ministério Público local, prometendo encaminhar cópia também a Justiça Federal.

“Depois de mandar tantos documentos solicitando pedido de providências, e poucos sendo atendidos, a gestão não nos deixou outra saída, se não procurar a Justiça. Vale salientar que a gestão atual em apenas 1 ano e 7 meses de governo, já trocou de secretários várias vezes, o que contribui para a má administração da pasta, e o agravamento do sofrimento do povo pobre do Município”. Disse o Presidente do CMS.

Por Redação “

Copa2014-SELEÇÃO BRASILEIRA PARTICIPA DAS MAIORES GOLEADAS DAS COPAS


COM A DERROTA DE 7X1, A SELEÇÃO BRASILEIRA ENTROU NA LISTAGEM DAS EQUIPES DE FUTEBOL QUE SOFRERAM AS MAIORES GOLEADAS EM COPAS.

COM OS 7X1 PARA A ALEMANHA, A SELEÇÃO BRASILEIRA ESTÁ OSTENTANDO A 5ª COLOCAÇÃO, JUNTAMENTE COM A DOS ESTADOS UNIDOS. LEIA ABAIXO O RÁNQUI DE GOLEADAS DE CADA SELEÇÃO:

1 – HUNGRIA 10 X 1 EL SALVADOR (1982)

2 – HUNGRIA 9 X 0 COREIA DO SUL (1954) E IUGOSLÁVIA 9 X 0 ZAIRE (1974)

3 – SUÉCIA 8 X 0 CUBA (1938), URUGUAI 8 X 0 BOLÍVIA (1950) E ALEMANHA 8 X 0 ARÁBIA SAUDITA (2002)

4 – URUGUAI 7 X 0 ESCÓCIA (1954), TURQUIA 7 X 0 COREIA DO SUL (1954), POLÔNIA 7 X 0 HAITI (1974) E PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE (2010)

5 - ITÁLIA 7 X 1 ESTADOS UNIDOS (1934) E ALEMANHA 7 X 1 BRASIL (2014)

NO ENTANTO, É BOM LEMBRAR QUE O BRASIL TAMBÉM JÁ APLICOU UMA DESSAS GOLEADAS, EM 1950, QUANDO A SELEÇÃO PERDEU NA FINAL PARA O URUGUAI.

NAQUELA COPA, A 1ª NO BRASIL, A "SELEÇÃO BRASILEIRA SURROU A SUÉCIA POR 7 X 1", SEGUNDO LI NA HISTÓRIA DAS COPAS.

Redação: Paulo Bomfim

Data: 08-07-2014

domingo, 6 de julho de 2014

Foccopa2014-SobamXII-1ªComunicação-POPULAÇÃO DO POVOADO CANGANDU FAZ PROTESTO, REIVINDICANDO MELHORIAS PARA A COMUNIDADE E FAZENDO COBRANÇAS À ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA CÉLIA ROCHA

A população do povoado Cangandú, na região Oeste de Arapiraca, realizou protesto reivindicando melhores a maiores políticas públicas municipais para a referida comunidade.
Segundo as denúncias dos moradores, as estradas vicinais estão em péssimas condições, especialmente a que liga o povoado à cidade. Há falta do fornecimento de água. A creche está em má condições e a alimentação escolar é de péssima qualidade, prejudicando a saúde do alunado, disse o senhor José Messias, vice-presidente da associação comunitária local.
A merenda também é fornecida em quantidade deficiente. Tem dia que é servido “3 batatinhas” e alunos deixam de ir à aula por causa da falta ou má qualidade da merenda, afirmou Messias em entrevista à emissora de rádio Pajuçara.
Os serviços de saúde também estão em péssima qualidade. Tem apenas “uma médica para mais ou menos 1.500 famílias” disse ele. Falta remédio e outros atendimento para promoção da saúde e para prevenção e cura das doenças, principalmente para as crianças.
Quanto à merenda escolar, a prestação de contas foi feita pela Secretaria Municipal de Educação, acredita o dirigente daquela associação, mas garantiu que a comunidade não foi chamada para aprovar a prestação de contas, saber e analisar de os dinheiros dão ou não para servir uma melhor alimentação.
“Que se saiba”, o próprio Conselho Municipal da Merenda Escolar (CAE) cumpriu o seu papel, convocando a população para participar da elaboração do relatório-parecer sobre a merenda, disse à reportagem a mãe de uma das alunas. Ela teve o apoio de outras mais, que afirmaram que o CAE “nunca chamou a gente”; “nem sabemos quem é do CAE”;  “a Prefeitura nunca divulgou”.
Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Contatos: Imeio: fcopal@bol.com.br – Bloque: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim e Mateus Henrique
Fonte: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Data: 15-06-2014