quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FELIZES NATAL E NOVO ANO



E TRANSPARÊNCIA!

SÃO VOTOS E DESEJOS DESTE FOCCOPA ÀS COMISSÕES E AOS FÓRUNS DE CIDADANIA, EM CADA MUNICÍPIO,  

BEM COMO A TODA A POPULAÇÃO ALAGOANA.

NESTA DATA, ESTE FOCCOPA REAFIRMA A TODOS E A TODAS O SEU COMPROMETIMENTO COM AS LUTAS E AS AÇÕES,

POR FUTURO MELHOR PARA A POPULAÇÃO DE CADA UM DOS 102 MUNICÍPIOS ALAGOANOS.

Na CONCLUSÃO DE 2015, ESTE FOCCOPA REAFIRMA QUE A ARRECADAÇÃO DA UNIÃO, DE CADA UM DOS 26 ESTADOS-MEMBROS, DO DISTRITO FEDERAL E DE CADA UM DO 5.570 MUNICÍPIOS BRASILEIROS, AUMENTOU E MUITO.

NO ENTANTO, MUITO FALTA!

NO QUE, NESSA DATA, NOS “TOCA”, FALTAM TRANSPARÊNCIAS, ADMINISTRATIVA E LEGISLATIVA, QUE ADVIRIAM DA HONESTIDADE DE CADA AGENTE POLÍTICO OU DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO TRANSPARENCIAL.   

ASSIM – CLARO ESTÁ – QUE CABE A CADA VEREADOR OU VEREADORA E A CADA PREFEITO OU PREFEITA APENAS CUMPRIR AS RESPECTIVAS PROMSSAS ELEITORAIS E AS RESPECTIVAS OBRIGAÇÕES, FUNCIONAIS E INSTITUCIONAIS.

A NÓS - ELEITOR OU ELEITORA – CABE QUALIFICAR O NOSSO ATO DE VOTAR, TAMBÉM,

POIS SABEMOS QUE CADA VOTO TEM PREÇO E TEM CONSEQUÊNCIAS,
VEZ QUE NÃO TEM QUEM COMPRE VOTO SE ALGUÉM NÃO VENDER.

ENTÃO, ESTAS – AS CONSEQUÊNCIAS - PODEM SER TRÁGICAS PARA CADA UM(A) DE NÓS E PARA A NOSSA SEMELHANÇA.

ENFIM, APESAR DA GRANDE PARTE DA CLASSE POLÍTICA NÃO QUERER, 2016 SERÁ UM ANO DE RESISTÊNCIAS E DE CONQUISTAS, SE ALGUÉM NÃO SE DEIXAR ILUDIR, NATURALMENTE.

“ÓBVIO!,

NÉ?”

POR CONSEGUINTE, NESTAS LUTAS ESPERAMOS REVÊ-LOS EM 2016.

ATÉ LÁ!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

PRECATÓRIOS E DINHEIROS DO FUNDEF O QUE E QUANTO SÃO? QUEM TEM DIREITO E POR NÃO LUTAR IRÁ PERDER PARA A 'DISCRICIONARIEDADE' DE GESTÕES COM NADA COMPROMETIDAS

                                                                                        INFELIZMENTE, O HISTÓRICO DÉFICITE DE CIDADANIA-ATIVA  OU MESMO A PASSIVIDADE DE DOCENTES, SEM CONSCIÊNCIA POLÍTICO-CRÍTICA ALGUMA, IRÁ CONDUZIR À SOLUÇÃO DE MÁFIAS QUE ABOCANHARÃO OS DINHEIROS DA ESCOLARIZAÇÃO. 

MAS ATÉ TU, PAI E MÃE, CONTINUARÃO MUDOS, INFELIZMENTE.

Os dinheiros dos precatórios somam altíssimos montantes e também altíssimas estranhezas de silêncio e lero-lero, algo que atinge fortemente partidos de esquerda, o PT, especialmente, que está pagando a conta, mas teima em ficar calado, e dos demais "esquerdistas" das terras dos marechais, para além de sindicatos de servidores pedagógicos ou de empregados administrativos. Enfim, chegamos mesmo a quê?

A seguir leia e anote os altíssimos valores:

 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

1ºComGP - 4ª AULA É ENCERRADA COM APRESENTAÇÃO DE POEMA, QUE RELEMBRA 1964 E REPUDIA O GOLPE NOVO

Aconteceu ontem, 13 de dezembro, o encerramento da 4ª e última aula desse ano das atividades do 1°ComGP (1º Curso de Orçamento e de Gestão Municipais em Girau do Ponciano). Foram debatidos os temas Conferências e Conselhos Municipais e 

O encerramento da aula aconteceu de forma emocionante, quando Izabel Pedro Neto e Diógenes Aurélio de Oliveira apresentaram aos participantes, na Câmara Municipal daquele Município da Região Metropolitana do Agreste, o poema "Os Estatutos do Homem", escrito pelo poeta amazonense, de Barreirinha, Amadeu Thiago de Mello, de seu exílio, no município de Santiago do Chile, em abril de 1964. 

No seu final, o dito poema foi aditado pelos sentimentos e pelos sonhos dos participantes do 1ºComGP. 



OS ESTATUTOS DO HOMEM...
E DE VOCÊ, MULHER!
Artigo I - Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida e, de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.
Artigo II - Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.
Artigo III - Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.
Artigo IV - Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.
Parágrafo único - O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.
Artigo V - Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.
Artigo VI - Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.
Artigo VII - Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.
Artigo VIII - Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.
Artigo IX - Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.
Artigo X - Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.
Artigo XI - Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.
Artigo XII - Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.
Artigo XIII - Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.
Artigo Final - Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.
Amadeu Thiago de Mello, Santiago do Chile, Abril de 1964
Nós do 1º ComGP, Girau do Ponciano, Alagoas, Brasil,
Manhã de domingo, 13 de dezembro de 2015,
Há exatos 47 anos do famigerado AI-5,
Decreto-golpe que não conseguiu matar todos os nossos sonhos,
Apesar de massacrar milhões deles.
Assim,
Não a golpe-novo,
E sim...
Fora-Cunha e Muda-Dilma,
Feliz Natal e ótimo Novo Ano,
Para todos e todas, eis que...
2016 vem aí, então...
Até lá!

sábado, 12 de dezembro de 2015

1ºComGP – NA 3ª AULA PARTICIPANTES DEBETEM SOBRE ESCOLARIZAÇÃO INFANTIL



A palestrante sobre a educação infantil foi a professora Neiva Rejane dos Santos. Uma próxima matéria tratará especificamente das colocações feitas pela professora sobre o proceder na educação infantil, seja no âmbito familiar seja da dimensão da escola.  

Outro tema debatido foram os chamados “Grandes Números do Orçamento” e também os “Grandes Gastos do Orçamento”, por José Paulo do Bomfim.  Os Grandes Números tratam dos dinheiros que irão para o Município em 2016.

Já os Grandes Gastos focam as inúmeras despesas que o Município realiza realmente ou deveria realizar para promover melhorias na qualidade de vida da população.

A 3ª aula teve a participação de bastante gente.  No endereço virtual: http://fcopal.blogspot.com.br/2015/12/1comgp-3-aula-voltou-debater-temas-que.html pode se verificará os participantes da 3ª aula: