sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NOVO LINO - JOSÉ EVERALDO ALVES BARBOSA, PREFEITO QUE JÁ SE ENCONTRA AFASTADO DO CARGO E SERVIDORES SÃO PROCESSADOS POR FRAUDES EM LICITAÇÕES

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, denunciou nesta terça-feira (21) o prefeito afastado de Novo Lino, José Everaldo Alves Barbosa, por fraudes em licitações no município. A ação foi fruto do trabalho de investigação do promotor Jorge Luiz Bezerra, que conseguiu em agosto desmantelar um esquema que envolvia mais seis servidores da prefeitura, entre eles o procurador-geral do município Jadson Coutinho de Lima e o secretário municipal de Eventos, Rivelir Alves de Lima. A fraude foi descoberta após denúncias de que a obra de construção de uma praça estava superfaturada.
O prefeito está afastado judicialmente do cargo desde o início do mês passado. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura de Novo Lino foram localizadas 13 procedimentos licitatórios em aberto que apontavam um gasto sem justificativas de pouco mais de R$ 787 mil. José Everaldo foi denunciado por fraudes na Lei de Licitações e pelo crime de formação de quadrilha. Caso seja condenado, ele perde os direitos políticos pelo prazo de cinco anos. José Alfredo Soares da Silva, José Gonzaga Brígido da Silva, Edinaldo Severino da Silva e Aranaldo de Araujo Alécio também são alvos da denúncia.
Nos levantamentos feitos pelo Ministério Público Estadual aparecem licitações com indícios de “fabricação”, com datas em aberto, sem parecer da Procuradoria do Município, sem assinaturas, com envelopes sem lacres e com a tramitação de documentos feita por pessoas inabilitadas. A maior parte do material está em branco ou com dados preenchidos sem critérios legais. Inclusive, em uma das licitações foi encontrada um bilhete com os seguintes dizeres: “todas as empresas rubricar todos os documentos e envelopes e propostas”.
Fonte: Assessoria do MPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário