quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Política - DESPOLITIZAÇÃO

O grau de despolitização do nosso povo pode ser aferido pelas reclamações que fazem em relação às prerrogativas e ajudas que os parlamentares recebem para o exercício do cargo: automóvel oficial, passagens aéreas, isenção de tarifa postal; auxílio-moradia.
É bem verdade que há certa justificativa para a reclamação, pois alguns parlamentares usam essas ajudas em beneficio próprio e não como um meio para exercer bem o seu mandato.
Toda crítica é correta e bem vinda, quando satisfaz duas condições: não generalizar para não fazer injustiça com os parlamentares que as usam corretamente (um grande número); e que o autor participe ativamente do processo político, de modo a obter a informação necessária sobre cada um desses benefícios e prerrogativas.
Por exemplo: a necessidade de autorização da casa à qual o parlamentar pertence para que se possa processá-lo. Essa prerrogativa existe para evitar que processos forjados impeçam um parlamentar correto de disputar sua reeleição. Trata-se, portanto, de uma medida destinada a defender o interesse da população.
O mesmo se diga a respeito da frequência do parlamentar. Há gente que reclama de ver um deles fora de Brasília no meio da semana. Esquecem-se de que o trabalho parlamentar não se realiza apenas no Plenário ou nas Comissões, mas em qualquer lugar em que o interesse público exija a presença de uma pessoa com sua autoridade.
Por isso mesmo, não se deve estranhar pelo fato de encontrá-lo em um avião com destino a um estado diferente do seu domicilio.
Confusão se faz também em relação à produção do parlamentar. Questiona-se aquele que não apresenta muitos projetos de lei. Ora, a produção de um parlamentar não se mede, como a produção de um sapateiro, pelo número de projetos de lei que ele apresenta, porque a atuação do parlamentar vai além disso, nas negociações políticas indispensáveis à vida do país.
O deputado Ulysses Guimarães não era conhecido pelo elevado número de projetos de lei que apresentava. Alguém poderá negar que ele tenha sido um dos maiores parlamentares que o Brasil já teve?
A crítica só é boa quando devidamente informada.
Fonte:http://www.correiocidadania.com.br/index.php?view=article&catid=27%3Aeditorial&id=6194%3Aeditorial200811&tmpl=component&print=1&layout=default&page=&option=com_content

Nenhum comentário:

Postar um comentário