quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DELMIRO GOUVEIA – CONSTROI A CULTURA DA PAZ E FAZ PASSEATA CONTRA A VIOLÊNCIA

Violência - A violência em Delmiro Gouveia, na região alagoana do Alto Sertão, vive dias de pavor. Segundo lideranças de segmentos sociais, nos últimos tempos em torno de 59 pessoas já foram assassinadas e “o povo não acredita na polícia e nem na justiça, pois eles sabem disso e nada faz”, disse ao FCOP-AL uma liderança ligada à Igreja Católica.

Nos últimos dias, três pessoas foram mortas ao mesmo tempo e outras duas ficaram feridas, mas nada foi descoberto até agora, pois a falta de crédito nas instituições públicas ligadas à polícia e a justiça nada fazem e por isso a população sequer faz as suas “queixas”.

Para as lideranças ouvidas, a violência tem como fato motivador a forte omissão das autoridades, “apesar de ninguém dizer isso publicamente”, ressaltou uma das lideranças ligada ao Partido dos Trabalhadores daquele Município sertanejo.

Até guarda municipal já faleceu e há “fortes suspeitas de que alguém ligado a autoridades” pratica e participa da violência, disse uma das pessoas ouvidas, mas muito assustada para ninguém saber o seu nome. Inclusive, quando o FCOP-AL “qual o seu nome?”, a resposta foi “não quero dizer”. O Fórum esteve na região no Dia de Zumbi, quando fez palestra em algumas associações sobre o preconceito de cor, com o tema: “Você Esconde Preconceito?”

Disseminação da cultura da paz – Com o objetivo de denunciar a omissão das autoridades e o não esclarecimento dos diversos tipos de crime praticados em Delmiro Gouveia, pois “não são só assassinatos”, algumas igrejas, a sociedade civil em geral, alguns partidos políticos, algumas associações comunitárias etc. irão promover um ato que está sendo chamado de “A Passeata da Paz”. Segundo informações chegadas ao FCOP-AL, o movimento de construção da cultura da paz e a passeata têm como uma das principais lideranças o Padre José Aparecido.

A passeata será no Domingo, cinco de dezembro, terminando como uma Missa solene. “Assim esperamos denunciar a omissão e a impunidade, bem como chamar a atenção de muita gente”, disse uma pessoa que congrega na Igreja Batista local.

Redação: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas (FCOP-AL); imeio:fcopal@bol.com.br; blogue:fcopal.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário