sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ARAPIRACA2013-AGORA A PREFEITA DEVERIA IR DIZENDO À POPULAÇÃO QUE OS DINHEIROS MUNICIPAIS TEIMAM EM AUMENTAR

        Em continuidade à matéria: ARAPIRACA2013 - A PREFEITA DEVERIA DIZER À POPULAÇÃO O QUÊ?”, publicada em http://www.fcopal.blogspot.com.br/2013/12/arapiraca2013-prefeita-deveria-dizer.html, leia que segundo a Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas – www.sefaz.al.gov.br), a arrecadação do ICMS (Imposto sobre a Compra de Mercadorias e Serviços) aumentou. Algo que também aumentou do repasse desse dinheiro para o município de Arapiraca, se comparados os valores dos exercícios de 2012 e de 2013. Ouvido pela imprensa, algum cientista - “desideoligizado’ ou até ‘neutro’ - informaria a causa para o aumento bem acima da inflação.

Possivelmente, ele diria que: “A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre as compras de produtos da ‘linha branca’ e de veículos’ pelo Governo Nacional, possibilitou que mais pessoas comprassem geladeiras, fogões etc. e carros, pagando quase 13% a mais de ICMS ao Governo Estadual, e, consequentemente, em razão da ‘repartição tributária’, houve um aumento do repasse da quota municipal sobre a arrecadação do ICMS”.

Como sempre a oscilação da arrecadação mensal, não reduziu o montante da arrecadação final do ICMS e, portanto, do repasse para o Município, consoante tabela abaixo, elaborada pelo jornalista econômico Edivaldo Júnior:


Então, a informação do “cientista econômico” foi confirmada pela tabela acima e pelo o atualizado cálculo do nosso bem informado jornalista econômico, publicado em seu blogue www.edivaldojunior.com.br.

Em atualização da matéria, o referido jornalista jogou a verdade que perturbará prefeitos e prefeitas que mentiram, dizendo que os recursos municipais diminuíram. O jornalista toca na ferida, quando diz: 

A “Alta do ICMS favorece municípios

     O crescimento da receita de ICMS favorece diretamente as prefeituras. O estado transferiu para os municípios mais de R$ 534 milhões. Os recursos beneficiam todos os municípios, especialmente Maceió, que fica com mais de um terço de todos os repasses de ICMS feitos pelo Estado." Leia essa 2ª tabela atualizatória da soma do conjunto do ICMS:


Além do aumento do ICMS, aumentaram os repasses do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de veículos Automotores), sem esquecermos do aumento da arrecadação referente às taxas de emplacamentos.

Finalmente, este texto sofrerá atualizações, quando os governos Nacional e Estadual foram divulgando os números da arrecadação. Como isso, veremos que os dinheiros municipais sempre aumentam e nunca diminuíram.

>Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas de Alagoas (Foccopa).
Redação: Paulo Bomfim
Data: 30-12-2012.
Atualização:02-01-2014, à noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário