segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ATUALIZAÇÃO - FOCCOPA ALERTA: ESTUDO TÉCNICO CONFIRMA AUMENTO DO FPM

E DESMENTE DIVULGAÇÕES E ENTREVISTAS QUE AFIRMAM A REDUÇÃO DO PERCENTUAL DE APENAS UM DOS DIVERSOS DINHEIROS QUE CADA MUNICÍPIO MOVIMENTA, MENSAL E ANUALMENTE, MAS  SILENCIAM SOBRE OS VALORES DE CADA UM DESSES MUITOS DINHEIROS.

O título deste texto apenas caçoa com a matéria intitulada: “AMA ALERTA: Estudo técnico confirma queda do FPM”, divulgada pela Associação dos Municípios Alagoanos em sua página na internete (http://www.ama.al.org.br/ama-alerta-estudo-tecnico-confirma-queda-do-fpm/) e em rádios deste Estado.


Em nome do Pai e da verdade – além da homenagem ao Dia do Estudante – este não é um “estudo” e menos ainda “técnico”. Este redator também sabe que “Estudo técnico” não é “neutro”, mas ampara o sentido ideológico de quem o escreveu ou de quem o pagou, podendo esconder em seu conteúdo algum interesse inconfessável, para além de seus reais e importantes aspectos técnicos.

Um “Estudo técnico” pode também servir para mascarar ou manipular determinadas informações, com o objetivo de alcançar silenciados interesses, individuais ou de grupos. Na sequência deste texto alguns desses fatos poderão ficar expostos para todos e todas, na visão deste redator, naturalmente.

Daí, haver algo que intriga a integrantes deste Foccopa e que, há tempos, já foi levado ao conhecimento da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e à Uneal (Universidade Estadual de Alagoas). São respostas ao porquê de pessoas com alta escolarização estarem profundamente envolvidas em práticas de dimensão corruptível ou mesmo em questões aéticas, sob certo manto e determinado pragmatismo.

Escrito isto, o Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas - Foccopa – alerta à população para os aumentos dos valores do FPM - e dos montantes dos demais dinheiros - em todos os últimos meses. Para um dos coordenadores desta entidade, Paulo Bomfim, o momento requer muita ousadia e controle da sociedade no sentido de não se deixar enganar, fazendo ajustes comportamentais e de ativa-cidadania para buscar saber quais realmente são os cada valores que cada município recebe, via arrecadação própria, ou transferência, obrigatório ou voluntária, do governo estadual e do governo nacional.

Segundo este estudo técnico do Foccopa, em comparação a arrecadação realizada no ano passado, os valores do FPM apresentam um aumento de 24,79%, considerando-se os 7 primeiros meses de 2014.  Repita-se: 24,79% de aumento só no FPM. Alguém está iludido por aí. Ou “seria algum estelionatarísmo técnico?”, como perguntou no povoado Cangandu, em Arapiraca, uma mamãe de aluno que reclamava da má qualidade e da falta da merenda escolar. Não sabemos informar! Mas... estranho, realmente é!

Note que de janeiro a julho de 2013, o FPM somou: R$6.287.302,40 e no mesmo período em 2014: R$7.845.901,04. Mas, acredite você que tem a coragem de estar lendo este texto, o “estudo técnico da AMA” diz que o FPM de julho caiu. O escrito da Ama só não superou a feiúra do dito por Paulo Acioly (PSD), de Satuba, quando entrevistado por França Moura: “a redução dos recursos foi na média de 45%”.  

Na tabela abaixo, compare os valores do FPM de cada mês de 2013 e de 2014 e os respectivos totais, até julho:
Aumento do FPM de Pão de Açúcar
Mês
Ano: 2013
Ano: 2014
Janeiro
917.504,32
1.369.076,05
Fevereiro
1.234.403,90
1.461.972,97
Março
710.924,99
867.235,16
Abril
762.806,47
989.802,93
Maio
1.096.049,21
1.319.034,09
Junho
914.425,70
989.190,42
Julho
651.187,81
849.589,42
Total
6.287.302,40
7.845.901,04

As demais pessoas que viajavam no veículo e liam os valores mensais e montantes anuais riram e ficaram arrepiadas com as insinceridades da Ama e do prefeito. O porquê da fábula será debatido em outra “Parte” deste texto.  

Se considerarmos também os demais dinheiros transferidos pelo governo nacional aos municípios - e só no âmbito da STN (Secretaria do Tesouro Nacional): ITR (Imposto Territorial Rural), Fundeb (Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), Fex (Fundo de Apoio às Exportações), Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e “Lei Kandir” (Lei Complementar da União nº87), no período suprainformado, o aumento foi de 24,94%.
Até julho de cada ano, os montantes dos 6 “tributos” retromencionados somaram R$14.715.051,54, em 2013 e já R$18.385.458,99, em 2014.

                 FPM E ALGUNS OUTROS DINHEIROS DE PÃO DE AÇÚCAR ATÉ JULHO DE 2014
Mês
FPM
ITR
LC 87/96
CIDE
FEX
FUNDEB
Total
01
1.369.076,05
247,35
1.029,48
3.355,72
20.200,70
1.464.743,14
2.858.652,44
02
1.461.972,97
247,42
1.029,48
0,00
0,00
2.133.156,75
3.596.406,62
03
867.235,16
168,28
0,00
0,00
0,00
1.132.342,35
1.999.745,79
04
989.802,93
102,36
1.029,48
0,00
0,00
1.196.535,89
2.187.470,66
05
1.319.034,09
424,57
1.029,48
0,00
0,00
2.271.988,62
3.592.476,76
06
989.190,42
156,13
1.029,48
0,00
0,00
1.186.383,69
2.176.759,72
07
849.589,42
343,77
1.029,48
0,00
0,00
1.122.984,33
1.973.947,00

7.845.901,04
1.689,88
6.176,88
3.355,72
20.200,70
10.508.134,77
18.385.458,99

FPM E ALGUNS OUTROS DINHEIROS DE PÃO DE AÇÚCAR  EM 2013
Mês
FPM
ITR
LC 87/96
CIDE
FUNDEB
Total
01
917.504,32
107,20
0,00
50,54
955.812,86
1.873.474,92
02
1.234.403,90
83,38
0,00
0,00
1.489.596,38
2.724.083,66
03
710.924,99
203,91
0,00
0,00
1.005.632,51
1.716.761,41
04
762.806,47
448,07
4.222,78
1.606,74
1.712.826,09
2.481.910,15
05
1.096.049,21
257,95
1.055,70
0,00
1.233.865,80
2.331.228,66
06
914.425,70
195,78
1.055,70
0,00
1.094.694,95
2.010.372,13
07
651.187,81
119,98
1.055,70
0,00
924.857,12
1.577.220,61
08
851.417,65
274,08
1.055,70
0,00
1.092.449,56
1.945.196,99
09
704.659,83
548,52
1.055,70
0,00
927.823,43
1.634.087,48
10
704.670,66
1.971,47
1.055,70
0,00
1.091.407,70
1.799.105,53
11
980.182,57
621,76
1.055,70
0,00
1.094.154,69
2.076.014,72
12
1.858.352,99
329,39
1.055,70
0,00
1.296.892,58
3.156.630,66

11.386.586,10
5.161,49
12.668,38
1.657,28
13.920.013,67
25.326.086,92
E mais!
Quando este atécnico estudo, usando informações do Tribunal de Contas, compara os valores totais arrecadados nos exercícios de 2011: R$41.318.924,70 e de 2012: R$45.728.632,82, no mínimo, percebe-se que a arrecadação orçamentária já é muito alta, imagine-se quando somar-se a estes valores a arrecadação extraorçamentária, gerando a movimentação financeira de cada município.
Como já lido, os valores são referentes ao Município de Pão de Açúcar, cujo prefeito é Jorge Dantas, que é presidente da Ama e professor da Ufal, segundo soubemos de liderança político-sindical daquele município.
Observa-se que existem ainda dinheiros da saúde, assistência social, IPVA, FNDE, ICMS, IPI, convênios, dentre outros. Enfim, por aí vai.
Então, aparentemente, a Ama e uma grande parte de prefeitos divulgam e contam fábulas à população sobre o FPM e calam-se sobre todos os demais valores e montantes.
Fazem isto, por quê?
As possíveis respostas virão na 2ªParte deste escrito.
>Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Contatos: Imeio: fcopal@bol.com.br – Bloque: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim e Mateus Henrique
Fonte: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas

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