quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Palestina2015-UM MILHÃO, ALÉM DE FESTA, GERA O ESCONDER DE ALGO



Prefeitos, prefeitas e Ama alardeiam que prefeituras estariam quebradas. Terrorizam? E não só! Cometem crimes e improbidades administrativas também. Só não usam o dinheiro municipal para cumprirem a lei e mostrarem cada prestação de contas e menos ainda para mostrarem os valores que cada município arrecada. Tributos que pagamos.

Mas.... Será que algum deles vai disputar a reeleição? E com quais dinheiros, com tantos cacos?

 Decretam até "greve"! Lockout -  em bom brasileiro - locaute. Será que alguém não ouviu falar disso nesses últimos tempos do fim do mundo, logicamente, da boca de enganadoras gestões municipais e da Ama?

No entanto, alguns gastos dessas gestões revelam um forte desprezo pela empobrecida população que as elegeu. Muitos deles e delas prometeram o céu e já renovam as promessas para o ano vindouro. Será por quê?

Por causa daquilo e disso, promotores e promotoras de justiça já proibiram determinadas espécies de gastos. Como as de caríssimas festas, por exemplo. Aparentemente, o mundo das bandas musicais está de bolsos estufando ou, no mínimo, bem cheios, de dinheiros municipais.

Recentemente, almoçávamos no restaurante Hora Extra, em Santana do Ipanema, quando encontrávamos com uma delegação palestinense, mais alguém de Pão de Açúcar e a conversa rolou sobre gastos com festa, em Palestina, mas também sobre a falta de quase tudo para beneficiar, de verdade, aquela população.

 E aí veio a notícia do quase um milhão. Valor gasto em locação de palco, equipamento de som, gerador, banheiro químico e prá quem? E prá quê? Não havia informação algum! "Nenhuma banda ou 'cantor' teve a sorte de ter o nome revelado na gastança. Dissemo-lhes que, na melhor das possíveis hipóteses, gastar-se quase um milhão no que se poderia imaginar já era um absurdo e mais ainda em "palcos, 'fedorentos' sanitários" e tal.

Mas, naturalmente, fomos verificar.  E nos deparamos com os textos que leremos, via Diário Oficial do Estado. No Doe-AL, como o jornal oficial estadual é conhecido, estão publicados, com pequenas alterações:

"EXTRATO DE CONTRATO - O Município de Palestina, torna público que, em cumprimento à Lei nº8.666/93, efetuou CONTRATO com a empresa JORGE PEREIRA DA ROCHA NETO-EPP, CNPJ nº01.771.408/0001-20, conforme proposta de preço ofertada na (des)ordem de R$997.833,00 novecentos e noventa e sete mil oitocentos e trintas e três reais). Palestina/AL, 20 de agosto de 2015 - Eliane Silva Lisboa - Prefeita"

Mas... tanto dinheiro, prá que mesmo? Bem... Se não sabemos, a seguir a Prefeitura dá-nos uma estranha resposta:

"Prefeitura de Palestina - HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO - A PREFEITA DE PALESTINA/AL, no uso de suas atribuições legais, e em cumprimento à Lei nº8.666/93, resolve HOMOLOGAR o Processo Administrativo, considerando, com base nas informações aduzidas nos autos, sua plena regularidade. Em ato contínuo, ADJUDICO a Adesão à Ata de Registro de Preço n°001/2015 de Lagoa da Canoa/AL, Objeto: registro de preços para a eventual locação de palco, equipamento de som, gerador, banheiro químico, para a empresa JORGE PEREIRA DA ROCHA NETO-EPP, CNPJ nº01.771.408/0001-20, conforme proposta de preço ofertada na Ata de Registro de Preço n°001/2015. Palestina /AL, 20 de agosto de 2015."

E, então, nos perguntamos: "Se além da 'locação de palco, equipamento de som, gerador, banheiro químico' e mesmo alguma necessária festa, essa dinheirama fosse realmente gasta em remédios, exames, profissionais na saúde, saneamento básico e ambiental, política cultural, práticas desportivas, moradias, oculistas, calçamento, melhoria salarial de servidores, bolsa família municipal, dentistas etc. como estaria a população palestinense?

Não sabemos bem! Mas... bem, entendemos que a resposta para a longa pergunta está com a gente, especialmente, contigo, leitor(a) e eleitor(a) destas poucas linhas!

>Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas
Contatos - Imeio: fcopal@bol.com.br - Blogue: fcopal.blogspot.com
Redação Paulo Bomfim (Conselheiro Municipal de Controle Social, em São Sebastião)
Data: 28 de agosto (Data de aniversário do meu saudoso pai, que no Céu está!) de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário