quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

BOCA NOS TROMBONES: “Conselheiro quer cidadão denunciando ‘roubalheira’ pelas redes sociais”

A Assessoria de Comunicação do TCE-Al (Tribunal de Contas do Estado de Alagoas) divulgou à imprensa em geral matéria na qual um dos sete conselheiros daquele TCE-Al pede à população alagoana para denunciar indícios de irregularidades em cada um dos 102 municípios de Alagoas.
As irregularidades são muitas. Uma delas é o não cumprimento da legislação da transparência administrativa e legislativa. A reinante intransparência esconde da população os indícios de irregularidades e o conhecimento dos muitos dinheiros que chegam a cada município.
O acesso apenas a cada Balancete Municipal e a cada Balanço Municipal permitiria que a população interessada verificasse os fortes e os relevantes indícios de irregularidades. "Se o acesso for à prestação de contas, com verificação da documentação que gerou o Balancete ou o Balanço, os indícios poderão ser facilmente comprovados", diz Dimas Francisco integrante deste Foccopa-Al, então, as dúvidas a respeito "serão dissipadas e o gestor e presidente da câmara serão até elogiados", arremata.
A seguir leia texto sobre o assunto, publicado no portal CadaMinuto: Tornar o cidadão comum um parceiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na fiscalização do uso dos recursos públicos é uma das principais – talvez a mais ambiciosa - metas do conselheiro Anselmo Brito, recém-empossado no cargo de Ouvidor do órgão.uperior do formulário

Para ele, o primeiro passo nesta direção já foi dado, aproximar a Ouvidoria do povo, levando-a para onde ele está: as redes sociais. “Queremos facilitar a vida daquele que quiser fazer contato, denunciar... Também vamos dar andamento às demandas e tentar prestar um serviço razoável, no tempo apropriado e de forma contemporânea”, disse o conselheiro em entrevista ao Blog.

Questionado se o TCE irá realmente ouvir a sociedade, respondeu: “Era para ouvir desde sempre, desde a sua criação... O TCE é um órgão muito próximo do cidadão, que às vezes parece não entender ou não lembrar a importância desse importante instrumento de democracia”.

Lembrando que agora qualquer demanda em relação à Ouvidoria pode ser encaminhada diretamente pelo Twitter, Instagram e Facebook (Ouvidoria TCE), ele reforçou o convite para que o povo ajude a Corte de Contas a fiscalizar o uso do dinheiro público: “O cidadão é o fiscal mais eficiente, porque o TCE não pode estar em todos os lugares... E, se não fiscalizarmos, seremos cúmplices da má gerência dos recursos públicos”.

Além das redes sociais, a Ouvidoria pode ser acionada nos e-mails ouvidoria@tce.al.gov.br e ouvidoria.tceal@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário