E FALAS NESSE SENTIDO SÃO ENGANATIVAS
Por isso os muitos falantes, não mostram a prestação de contas e não informam os montantes arrecadados e os gastados.
Notou?
Silenciam e sequer citam alguma documentação que comprove os fatos, as quebradeiras, redução de dinheiros etc..
Com a aparente concordância de “órgãos de controle”, não praticam a transparência ativa, como há muito manda a legislação. Mas conseguem dizer à sociedade que acharam esqueletos, que passam a esconder.
Todavia, esses “esqueletos” estão vivíssimos e com muitos escondidos dinheiros, e foram e são disputadíssimos. Alguém duvida disto?
As tentativas de enganar as pessoas são tantas e disfarçadas que não mostram os valores e as documentações de adversários. Aliás, para piorar, alguém, logo depois da posse da reeleição, teria dito que “achou o município ‘quebrado’, como todos estão falando”.
Se verdade o fato, esse alguém esqueceu de dizer algo assim: “minha administração quebrou este município” ou quebrou o povo, pois o litorâneo município está muito bem obrigado, considerando-se as informações que este Foccopa (Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas) tem sobre o mesmo, referentes aos anos de 2016 a 2019.
Então, alguém ao ouvir as estórias de quebradeiras e antes de tentar enxergar esqueletos, peça para ver e publicizar a prestação de contas e a prática da transparência administrativa ativa.
Mas... Antes, cuide-se para não perder aparentes amizades, empregos, ajudas, fisiologismo, “apoios”, correligionários etc..
Mas... O mais assustador disso tudo é constatar que as estórias - ou mentiras inteiras ou pela metade - são praticamente confirmadas por doutores(as) de várias áreas do conhecimento e por parte da mídia, reforçando a tentativa enganativa ao povo.
Este Foccopa é uma articulação de poucas pessoas e entidades que lutam para não deixarem algum alguém no engano, com essas estórias de quebradeira, redução de dinheiros, desparecimentos de documentação, enfim omissão administrativa ou mesmo ação etc.. Não entanto, as estripulias não param e têm a participação de muita gente e de algumas instituições.
Há bastante tempo – e até recentemente - este Fórum vem desmentindo essas estórias que contam sobre a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), apenas.
Não dizem os valores do próprio FPM e não mencionam nenhum dos outros diversos dinheiros, como o da saúde, da assistência social, da educação, ICMS, IPVA, taxas, contribuições, inclusive a da iluminação pública, CID etc..
No entanto, parte da mídia reproduz as falas de prefeitos sem nenhum questionamento e sem verificar a veracidade da fala ou até mesmo do escrito. Essa verificação é trabalhosa, de fato, mas não tem nenhuma dificuldade de ser feita, quanto aos montantes repassados pelo Estado de Alagoas e pela União (governo nacional).
Por faltar a transparência administrativa municipal, problema forte é saber quanto foi ou é a arrecadação própria de cada município. Um outro problema até maior é saber como os dinheiros foram gastos, por faltar acesso à prestação de contas municipal nos muitos deficientes ou quase inexistentes “portais de transparência”.
Inclusive, em 8 de dezembro passado, nem mesmo o próprio TCE (Tribunal de Contas do Estado de Alagoas), órgão de controle, disponibilizava a prestação de contas de 2019.
Na mesma data, em um determinado município, a prestação de contas de 2015 não tinha o parecer prévio, segundo um vereador consultado por este Foccopa. Há zunzuns que prestações de contas mais antigas também ainda não têm o seu parecer prévio.
Assim, cabe-nos alertar a todos e a todas que não existem quebradeiras municipais. Ao contrário, existem muitos dinheiros, que dão para administrar “isso que aí está” e também praticar sabidos desvios, muitos destes já comprovados, mas impunes.
Por fim, saiba que NÃO EXISTE NENHUM MUNICÍPIO QUEBRADO, como estão a dizer até nessa República. Povo empobrecido, não confundir, existe em razão de más administrações e do fisiologismo reinante.
Finalmente, este Foccopa pode informar as arrecadações de algum município, possibilitando cada leitor ou leitora fazer comparações. O imeio está informado abaixo.
Contatos – fcopal@bol.com.br – fcopal.blogspot.com – feicebuque
Nenhum comentário:
Postar um comentário