quarta-feira, 1 de junho de 2022

Câmara2 – GASTOS DA CÂMARA MUNICIPAL SÃO ALTOS

 E NÃO INFORMADOS À POPULAÇÃO

Como você já leu na matéria anterior, “Câmaras - TÊM ORÇAMENTOS(RECEITAS) E GASTOS(DESPESAS) ILEGÍTIMAS E FORA DAS LEIS” - https://fcopal.blogspot.com/2022/05/camaras-tem-orcamentos-receitas-e.html – por terem custos legislativos altos e não praticarem as transparências, legislativas e administrativas.  

Na tabela abaixo, você leitor ou leitora ficará sabendo dos custos ou das despesas anuais de algumas câmaras municipais para as suas populações.

Situações que – como outros aspectos - também ficam sútil e muito bem silenciadas por muita gente.

Algumas poucas vezes se fala sobre o montante dos custos. Mas, quase sempre, se calam sobre os valores de cada despesa. 

Da simples leitura do montante, percebe-se que esse custo é exorbitante, quando comparado com o custo de outros segmentos municipais, que também deveriam ser atendidos pelos dinheiros municipais.

Leia os montantes gastos pelas câmaras em cada mencionado município:  

Municípios

2021

Arapiraca

14.553.341,08

Carneiros

903.544,41

União dos Palmares

4.122.177,34

Delmiro Gouveia

4.089.491,36

Limoeiro de Anadia

2.446.173,90

Pariconha

1.186.118,48

Jacuípe

932.416,29

Viçosa

2.240.167,45

Maravilha

984.064,25

Craíbas

2.659.661,46

Para saber o custo anual de cada parlamentar, divide-se o custo da câmara pelo número de vereadores. Aproveite o momento e faça a divisão do montante anual da Câmara pelo número de sessões ordinárias para saber o custo de cada sessão.

No Município São Sebastião deveria haver, no mínimo, uma sessão ordinária por semana, mas em muitas semanas não há sessão alguma e sem nenhuma explicação para a população.

Durante a 6ª edição do Curso de Noções sobre Seguridade Social, temos debatidos os valores dos orçamentos (ou receitas) e dos respectivos gastos (ou execução) dos dinheiros da seguridade social.

Todavia, surgem questionamentos sobre receitas ou gastos de determinadas unidades orçamentárias ou funções de governo, como receitas e gastos da Cosip (Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública) - https://fcopal.blogspot.com/2022/05/cosip-produz-muita-grana-aqui-ali-e.html -  http://fcopal.blogspot.com/2022/05/cosip-por-que-sua-arrecadacao-nao.html  – ou das câmaras municipais, cada município.

Nas matérias de endereços acima, foram informadas as receitas da Cosip em municípios. Nelas, se chama a atenção de cada população para alguns aspectos estranhos de números ou de valores.

Saber os gastos de cada câmara é muito importante. Pois em muitos municípios os gastos percápita com o conjunto da seguridade social são bem inferiores aos da câmara.

Então, o próprio orçamento - ou a divisão dos dinheiros - municipal é um construtor da injustiça e da desigualdade social. Daí haver necessidade enorme de debatermos e participarmos do orçamento participativo.

>Produção: Fórum de Controle de Contas Públicas em Alagoas (Foccopa)
Contatos – fcopal@bol.com.br – Blogue: fcopal.blogspot.com
Redação: Paulo Bomfim – Integrante do Foccopa
Data: 15 de maio de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário