sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COLÔNIA LEOPOLDINA – PREFEITO E SECRETÁRIOS SÃO AFASTADOS DOS CARGOS POR DESVIO DE DINHEIRO ARRECADADO COM TAXAS MUNICIPAIS

O prefeito de Colônia Leopoldina, Cássio Alexandre, foi afastado do cargo por decisão judicial, após uma ação do Ministério Público Estadual (MPE), ofertada pelo promotor Jorge Bezerra.
O prefeito é acusado de desaparecer com cerca de R$125 mil dos cofres daquele Município, através de “caixa 2”, quando não informava à contabilidade daquele Município o recolhimento de recursos municipais.
Três secretários municipais também foram afastados. São eles: ex-prefeito Manuilson Andrade, Secretário de Finanças – apontado como o homem forte da Prefeitura. Ubiratan Montenegro, Secretário de Agricultura e Gilberto Sobreira, Secretário de Administração também foram afastados.
Segundo as investigações do MPE, o esquema de caixa 2 consistia na falta de registro da arrecadação de tributos no cofre de Colônia Leopoldina. O dinheiro era proveniente de taxas municipais cobradas pelo Município e pagas pelo uso da feira livre e do matadouro da cidade.
Além do cumprimento do afastamento do Prefeito e dos Secretários, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na Prefeitura.
Para o promotor Jorge Bezerra, a fraude vinha prejudicando a vida de milhares de moradores que são as principais vítimas pela “aparente” falta de recursos no Município. “Aparente” porque este FCOP-AL entende que não falta dinheiro para as atividades municipais realmente necessárias. Haveria constante desvio do dinheiro e a cultura da falta de planejamento, muitas vezes usada para fundamentar más gestões municipais.
A decisão foi tomada por um dos novos juízes estaduais, Yuli Rotter Maia.
O Prefeito e os Secretários poderão recorrer para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), por intermédio de um recurso de Agravo de Instrumento, conforme um advogado ouvido pelo FCOP-AL
Fonte: com informações da Assessoria de Comunicação do MPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário